Com uma visão mais holística do ser humano tem colocado ênfase na medicina do corpo mente e consciência sob visão da Medicina Integrativa na abordagem dos seus pacientes e clientes nos vários locais onde faz atendimentos ou presta serviços.

Dentro deste do conceito de Saúde Integral para equilibrar o corpo, a mente e o espírito e ter uma vida saudável, conforme publicação do Dr. Flavio Vervloet que amplia a dimensão da saúde e da doença e menciona a necessidade de uma correção biológica do corpo humano, da correção psicológica do psiquismo e também da correção espiritual mencionando as leis do equilíbrio espiritual.

A busca da Saúde Integral tem uma grande importância quando abordamos uma patologia sem diagnóstico ou sem uma certeza sobre qual é o distúrbio, simplesmente denominamos ser de etiologia idiopática como algumas vezes nós nos defrontamos, sem conseguir descobrir o diagnóstico e sem ter uma tratamento da doença,  a não ser medicar para aliviar os sintomas. 

O que se deve procurar fazer nesses caos é equilibrar as necessidades de cada saúde, agregando todos os recursos necessários para atingir esse equilíbrio.

Cresce em nosso meio, os adeptos da Medicina Integrativa que vem para corroborar e firmar cientificamente todas essas versões segmentadas da Medicina e que integra tudo como sendo positivo como um todo e criando condições propicias para um cenário de cura ou um equilíbrio desses 3 pilares de sustentação da Saúde Integral conforme a figura  abaixo:

  

Saúde Essencial

Saúde 

Integral

Saúde Física

Saúde Mental

Saúde Física

O corpo físico é o veiculo, a máquina que nós utilizamos para as nossas realizações, concretização dos nossos sonhos, na execução dos nossos trabalhos e tanto da nossa sobrevivência como do nosso desenvolvimento  como seres humanos. Como qualquer outra máquina produtiva, ajudaria muito se tivéssemos um manual de como fazer as revisões regulares para manter uma boa forma física e fazer os check-ups periódicos para a manutenção de uma boa saúde.

Como cada corpo humano é único e tem a sua individualidade deve também ser cuidado de maneira individual e exclusiva. Seguindo essa linha de raciocínio, cada um tem que cuidar da sua própria saúde e quanto mais atenção dedicarmos para o nosso autocuidado, maior a nossa longevidade.

Hábitos saudáveis na nossa alimentação procurando comer uma dieta equilibrada com proteína, gordura, carboidrato, vitaminas, saís minerais e todos os nutrientes que fazem bem ao nosso corpo devem ser introduzidos na nossa dieta diária.

A necessidade de práticas corporais constantes para a manutenção do tônus da musculatura e a  flexibilidade das nossas articulações são investimentos diários que colocamos para a manutenção de uma vida com saúde integral.

Saúde Mental

A convivência da vida diária exige a cada momento que recebemos um estímulo externo qualquer, a necessidade de emitirmos uma resposta adequada para se termos uma harmonia nas nossas relações em qualquer dos ambientes que circulamos. Isso gera uma prontidão no nosso cérebro para estar constantemente em estado de alerta para as situações que surgem a cada dia.

Isso gera uma atenção a tudo o que acontece o que causa um grande desgaste mental e físico e que é conhecido modernamente como estresse.

Isso produz uma série de preocupações sobre o que vai acontecer no futuro e começamos a viver o medo do futuro que gera a ansiedade. Se não controlarmos esses pensamentos sobre o quê poderá acontecer, o nível de tensão e preocupação aumentará, podendo agravar o nível do estresse positivo que é um sinal de alerta. Poderá desencadear reações físicas no corpo capaz de provocar sinais e sintomas desse estresse como: taquicardia, hipertensão , insonia, alteração de sono e de humor, alteração da menstruação etc.

Para minimizar os efeitos desses pensamentos aversivos necessitamos treinar a nossa mente para perceber o que está de fato acontecendo no aqui e agora. Desta forma, poderemos responder de maneira adequada aos estímulos pontuais que estão acontecendo agora. Quando você tem consciência do estímulo externo, poderá conscientemente responder a esses estímulos. 

Uma das maneiras de responder ao estímulo e não reagir a ele: treinar a nossa mente a viver o momento presente e não se preocupar com o futuro. E um dos melhores recursos para isso é a meditação de Mindfulness.

Segundo várias pesquisas já realizadas, os benefícios que Mindfulness fornece aos seu praticante é bastante grande e pode ser uma sólida construção de um estilo de vida saudável.

Saúde Essencial

O que é essencial pode ser invisível aos olhos. Na Medicina Tradicional Chinesa, esse reequilíbrio das energias Yan e Yin é feito utilizando-se a acupuntura que busca a harmonização interna do Ch'i que é a nossa energia interna e sendo um dos parâmetros intangíveis da medicina.

 

A acupuntura é hoje uma especialidade médica e pode auxiliar de maneira extraordinária no tratamento principal ou coadjuvante de muitas patologias de difícil condução como câncer, doenças autoimunes, dores crônicas, etc.

Sob um outro prisma, é sabido que em determinadas situações quando a relação médico-paciente é sólida e existe permissão, podemos abrir espaço e utilizar a via sensitiva da fé para trazer mais consciência e trazer energia de cura para os processos de difícil condução.

Trajetória da Vida Profissional

Preleção matinal.

Como oficial médico da Escola de Educação Física da PMESP ministrou aulas para o curso de graudação  com foco na fisiologia do exercício e rendimentos de alta performance. Teve sempre a preocupação na prevenção das lesões esportivas doa alunos recomendando sempre o aquecimento prévio adequado  com alongamentos e fortalecimentos preventivos.

Mestre Jou Eel Jia

Teve toda formação de Medicina Tradicional Chinesa com o Dr Jou e que inicialmente ele ia à Escola de Educação Física para ministrar uma prática meditativa chamada Lien Ch'i para a tropa e fez isso durante quase 3 anos continuadamente. Muitos integrantes do efetivo da Escola se tornaram difusores da técnica e foram ministrando o Lien Ch'i em vários Batalhões da PMESP melhorando a saúde mental na redução do estresse.

Aula na ABES.

Proferiu aula sobre “Mindfulness e Medicina Integrativa" no Curso de Pós-graduação em Medicina Integrativa da (ABES - Associação Brasileira em Estudos na Área da Saúde). Foi colocado e reforçado que a condição da saúde física e mental do profissional médico que atua em Medicina Integrativa é de fundamental importância para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes com as mais variadas situações de saúde.

Aula na Faculdade de Medicina da Fundação ABC

Proferiu aula sobre “Medicina Integrativa e Mindfulness" para os alunos do Curso de medicina da Faculdade de Medicina da Fundação ABC, sob coordenação do Dr Renato Lessa da Medicina Integrativa, Juntamente com a  Dra Sumie Iwasa, demonstraram os fundamentos da Medicina Integrativa e uso do BDORT para avaliar as condição de saúde e doença e que cada pessoa é responsável por todos os cuidados da sua própria vida. Foi  mencionado a importância de treinar as habilidades do Auto-cuidado pessoal, através da prática de Mindfulness.

Palestrantes do II Simposio Internacional de BDORT E IV Simposio Internacional de Medicina Integrativa em São Paulo.

Vários palestrantes nacionais e a presença do dr  e a grande atração foi o dr Omura criador do teste do BDORT e conferiu palestra demonstrativa da técnica e dos resultados obtidos.

Palestra no I Simpósio Internacional de Cuidados Integrativos

Proferiu palestra sobre "Mindfulness e Cuidados Integrativos" relatando e chamando a atenção para a necessidade de qualquer cuidador ter sempre presente a necessidade do Autocuidado em qualquer segmento que atue justamente para não prejudicar a própria saúde.

Aula na Faculdade de Medicina da Fundação ABC

Proferiu nova aula para os alunos do Curso de medicina da Faculdade de Medicina da Fundação ABC juntamente com a Dra Sumíe Iwasa sobre os fundamentos da “Medicina Integrativa" e o uso do Bidort como meio propedêutico no diagnóstico e tratamento das mais diversas patologias humana. Chamou a atenção também para os cuidados com a saúde mental no sentido de minimizar os efeitos do estresse emocional que causa danos no nosso corpo físico.

A  responsabilidade pelo cuidado e manutenção da própria saúde é de cada um através do seu próprio Auto-cuidado. Propõem o treino da habilidade de estar vivendo o momento presente e tomando sempre decisões conscientes através da prática de Mindfulness Integrativo. 

Palestra na APM

Proferiu palestra na Associação Paulista de Medicina sobre "Como reduzir o Burnout e diminuir o risco de suicídio"  como parte da Campanha do Setembro Amarelo na prevenção do Suicídio.

Relatou a importância que o Ministério da Saúde e o CFM  encabeçaram esse movimento de caráter informativo e de conscientização da população geral e da mídia, sobre a necessidade da prevenção do suicídio. A prática de Mindfulness Integrativo treina a prestar atenção nas pessoas do nosso ambiente de trabalho, familiar, social ou de lazer e desenvolver a habilidade de perceber quem está precisando de ajuda e com o\um simples dialogo, pode prestar uma grande ajuda.

Palestra no Elo 21

Ministrou palestra para profissionais da saúde, familiares e portadores do T21 na instituição Elo 21 sobre "Mindfulness uma Prática Integrativa".  A aspiração foi criar um grupo de Mindfulness Integrativo de 8 semanas com a participações de todos os interessados incluindo profissionais da saúde, familiares e os pacientes com a Síndrome de Down.

Palestra na Fundação Dorina Dorwill

Ministrou palestra para os colaboradores  da área da saúde sobre "Como Mindfulness pode melhorar a comunicação e o Autocuidado". O propósito foi o de formar um grupo de Mindfulness Integrativo de 8 semanas.

Instituto Ohara

Av. Ibirapuera 2.907 - Cj 510

Moema  - Cep 04809-200

São Paulo - SP

contato@institutoohara.com.br

      Fones:   (11) 954240007

                  (11) 5574-5151

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon
  • Ícone cinza LinkedIn